sábado, dezembro 01, 2007

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA



Hoje dia 1 de Dezembro é o dia Mundial da luta Contra a Sida!
Em Portugal temos cerca de 31.677 casos de VIH/SIDA (dados recolhidos até 30 Junho de 2007pelo CVEDT).
O número de casos de SIDA verifica-se desde 2000 um aumento proporcional do número de casos por transmissão heterossexual e uma diminuição dos casos associados ao abuso de drogas por via intravenosa. Neste momento o principal grupo afectado são os Heterosexuais.
Os Portadores Assintomáticos são predominantemente jovens entre os 15 e os 39 anos (75,8%).
O nosso país ocupa o segundo lugar no contexto europeu (52 países) logo a seguir á Estónia. Ao contrário dos outros países da União Europeia o panorama em Portugal é assustador e a infecção está cada vez mais a ganhar terreno.
A SIDA é uma doença de TODOS nós. Não se vê pelo aspecto da pessoa, nem pelas companhias, nem pelo facto de pertencer a este ou aquele grupo de risco.
São crenças como estas que tem levado ao aumento da epidemia.
Queria deixar uma mensagem em especial a alguns amigos.
1- Se uma mulher cede a não usar preservativo com um homem é porque provavelmente também cede com outros. Geralmente pessoas que tem baixa auto-estima não tem poder de negociação na hora de discutir o uso do preservativo. Por medo de perder o parceiro ou estragar o “clima” cedem.
2- Se uma pessoa estiver infectada o mais provável é que não o revele com medo de “estragar a noite”. Também é frequente que pessoas infectadas tenham uma atitude do tipo “se a mim ninguém se preocupou em proteger eu também não tenho que me preocupar com os outros”. Também pode acontecer de pessoas infectadas terem uma atitude de vingança por estarem revoltadas com o mundo pela sua doença!
3- Uma mulher/homem muito bonita(o) pode estar infectada(o), a SIDA não se vê na cara.
4- Há pessoas infectadas de todos os estratos sociais, e em todas as profissões.
5- Mesmo numa relação estável o parceiro pode cometer um deslize e infectar o outro involuntariamente. Daí a necessidade de usar preservativo mesmo com um parceiro estavel.
6- Mesmo que uma mulher/homem diga que só contigo é que não usa preservativo não acredites. Muitas vezes isso é dito apenas para não quebrar o clima e não corresponde á verdade.
7- Muita atenção ás infecções urinárias frequentes, e outras doenças sexualmente transmissíveis que são indicadoras de falta de uso de preservativo já que as vias de transmissão são idênticas á do VIH/SIDA.
8- Uma noite de prazer não vale a pena se a pessoa ficar infectada para toda a vida.
9- Em termos de VIH/SIDA o lema é considerar “toda a gente infectada salvo prova em contrário” ou seja só fazendo o teste (e tendo em conta o período janela). Se o teste não for feito usar SEMPRE preservativo com todos os parceiros e em todas as situações.

10- Basta uma só vez para se ficar infectado!
11- Apesar do sexo oral representar menor risco de infecção, é sempre possível ocorrer a transmissão do VIH por esta via. Basta um pequeno sangramento na gengiva, uma afta, o ter arrancado um dente... E quem diz VIH/SIDA diz outras doenças que podem ser transmitidas como o Herpes labial que pode ser passado á zona genital e que também fica para sempre porque não há cura.



AMIGOS CUIDEM-SE!!!!!!!!!!!!!!

Não é só aos outros que acontece!!!!!!!!!

Sem comentários: