quarta-feira, junho 08, 2005

A Parabola do cavalo

"Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuia alguns cavalos para ajudar na sua pequena fazenda. Um dia, o seu capataz veio trazer a noticia que um dos cavalos tinha caido num velho poço abandonado.
O poço era muito profundo e seria extremamente dificil tirar o cavalo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até ao local do acidente, avaliou a situação, certificando-se que o animal não se tinha magoado.
Infelizmente pela dificuldade e alto custo para retira-lo do fundo do poço, foi obrigado a decidir que não valia a pena investir um dinheiro que lhe faria imensa falta para a sua sobrevivencia, e por isso, não deveria ser utilizado na operação de resgate.
Tomou, então , a dificil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço, até enterrá-lo, ali mesmo.
E assim foi feito: Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.
Mas, à medida que a terra caía no seu dorso, o animal sacudia-a e ela ia-se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, pelo contrario, estava a subir à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguiu sair!

MORAL DA HISTÓRIA: Se estiver «lá em baixo», sentido-se pouco valorizado, quando estiver a imaginar que algumas pessoas estão a atirar-lhe a terra da incompreensão, da falta de opurtunidade e de apoio, lembre-se do cavalo desta historia. Não aceite a terra que lhe atiram, sacuda-a e suba para cima dela. E quanta mais atirarem, mais vai subindo, subindo, subindo... "


Angela Escada In "Auto estima com Inteligência Emocional"
Beijinhos doces da vossa amante...

9 comentários:

Daniel Aladiah disse...

Querida Loirinha
É a tua vez de atirar terra?
Um beijo
Daniel

Anónimo disse...

Bonita história, mas, ás vezes senti-mo-nos incapazes de sacudir essa terra...estamos cansados demais pra isso, mesmo assim, erguer a cabeça e calcar essa terra toda também é bom demais.

bjinhos, gostei mesmo da história***
E obrigada pela visita.

Patrícia Mota disse...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Adorei esta fabula, não a conhecia e no entanto falo muitas vezes da moral que ela transmite...

Beijo

Anónimo disse...

Olá adoramos o post...
Temos que fugir constantemente da mira desta terra, todos tem seus problemas mas cabe a cada um de nós, "sacudir" e levantar-se para a vida...
Tenha um ótimo final de semana, beijos, Anjo Sensual

Menina Marota disse...

Uma bela lição de sobrevivência... Gostei. Abraço e bom fim de semana :-)

Ana, Dona do Café disse...

realmente...orgulho acima de tudo, saber que cair implica levantar, assim como nos problemas que temos na nossa vida.. **

BlueShell disse...

Eu etsva a precisar de ler isto...
bjs, BShell

Sr. Jeremias disse...

Mas acima de tudo é preciso ter força de vontade para sacudir a terra...

Antonio Rosa disse...

deram-me um recorte de jornal com a história. Encontrei o teu blog quando tentava localizar a hirtória na net. Gostei. Como o mar tb te fascina... vou "visitar-te" + vezes!