terça-feira, setembro 06, 2005

Livres Para Amar...



Conta uma lenda dos Índios Sioux que Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticieiro da tribo e pediram:
-Nós amamo-nos tanto que queremos alguma coisa que nos garanta que ficaremos juntos para sempre, até à Morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens e apaixonados, disse:
-Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa dificil. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte norte da aldeia e apenas com uma rede e as tuas mãos caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui com vida. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com as tuas mãos e uma rede deverás apanha-lá, trazendo-ma viva.
Os jovens imediatamente partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, diante da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
-Peguem nas aves e amarren-nas uma à outra pelos pés com estas fitas de couro-ordenou o feiticeiro.- Depois, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os passaros. A aguia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Depois irritados pela impossibilidade de voar, arremessaram-se um contra o outro, bicando-se com violência. Então, o velho disse:
-Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, não só viveram arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a magoar-se mutuamente. Se quiserem que o vosso amor perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

Beijinhos doces da vossa amante...

5 comentários:

CLÁUDIA disse...

As lendas encontram sempre uma forma bonita e sensível de nos ensinar verdades tão importantes.

Linda história, cheia de sabedoria.

Abraço ***

Daniel Aladiah disse...

Querida Loirinha
Estamos de acordo, o segredo é saber gerir o que une dois amantes. E, como em tudo na vida, equilíbrio, o que implica um pouco de tudo, mesmo momentos extremos de exagero, algumas pedras que não sirvam para construir muros mas pontes.
Um beijo
Daniel

JPD disse...

Olá!
É excelente este texto.
Se fizermos o pequeno reajuste de ler o pedido ao feiticeiro de reforçar a união enquantoa relação durar -- o que acontece mais frequentemenete nos dias que correm: os casais o que buscam é um relacionamento intenso e «soltam-se» mal sentem que o modelo está a enfraquecer -- teremos uma estória perfeita.
Mais uma nota: os ecologistas deplorariam a solução do velho índio: não se apanham, para serem amarrados, um falcão e uma águia.
Percebo o simbolismo!
bjs

R. disse...

que lindo :)

vou roubar pro meu photoblog :P

beijinhos

Anónimo disse...

A sapiência de velhos mestres "velho índio", transporta-nos para o voo lento em redor da imaginação e do sonho...Sonho esse, que seria perfeito, pois, era sinal que encontraríamos alguém com quem voar...

Foi bom este momento ao ler esta fábula, pois, senti e sonhei...