sábado, fevereiro 16, 2008

Assertividade e VIH


Quem trabalha com pessoas com VIH/SIDA acaba por se aperceber que grande parte das novas infecções acontecem, não por falta de informação sobre o uso do preservativo, mas sim por falta de assertividade das pessoas.
Básicamente as pessoas não sabem "negociar" o uso do preservativo e o medo de perder o parceiro, leva a optar por não usar protecção e até a mentir com frases do tipo "é só contigo que eu não uso" e depois quando se confrontam com o VIH é tarde demais para voltar atrás.
Acho que para além das campanhas de informação os profissionais de saude deveriam andar a ensinar estratégias de assertividade, sobretudo ás mulheres. A falta de assertividade aliada a uma baixa auto-estima aumenta a probabilidade de infecção.
Mas o que é ensinar a tecnicas de assertividade? Basicamente é ensinar estratégias de comunicação diretas instruindo os participantes a evitar passividade, manipulação e agressão com outras pessoas nas suas interações. É aprender a não se deixar manipular pelos outros (algo que é muito dificil de se fazer sobretudo quando se está apaixonado).
A teoria do "amor protector" é também algo que leva as pessoas a comportar-se de forma menos racional. Quando estamos apaixonado acreditamos que nada de mal nos pode acontecer o problema é que o VIH não quer saber da paixão e basta uma vez para estragar a vida para sempre.


Alguns exemplos:

ELE- Se gostasses realmente de mim fazias amor comigo sem preservativo.
ELA- Se tu gostasses realmente de mim ias querer proteger-me e por isso não me pedirias uma coisa dessas.


ELE- Perco a sensibilidade quando uso preservativo.
ELA- Para quem não sabe f...... até os tomates atrapalham... não atires a culpa da tua falta de geito para o preservativo. Tudo na vida é uma questão de habito... se quiseres aprender eu ensino-te... posso ser uma excelente professora...

ELE- Não gosto de fazer sexo com preservativo.
ELA- Também eu não gosto de muita coisa e tenho que fazer: Estudar, trabalhar, fazer a cama, lavar a louça, pagar impostos,...

ELE- Toda a gente faz sem preservativo
ELA- Pois, só que eu não sou toda a gente... e se os outros se atirarem de um ponte tu tambem te atiras? Detesto espirito de carneirada!

ELE- Tu tomas a pilula por isso podiamos deixar de usar o preservativo.
ELA- Gravidez felizmente não é doença e mesmo que fosse era algo que passava ao fim de 9 meses... A SIDA é uma doença grave, que é para toda a vida e que mata... A pilula não protege contra as DST.

ELE-Mas não confias em mim?
ELA- Eu não confio nem em mim mesma, quanto mais nos outros. Por isso é que os hospitais estão cheios de gente que confiou e que se infectou. O problema é que tu não sabes com quem as tuas parceiras anteriores andaram. Mesmo que elas te jurem que foi só contigo tu nunca poderás ter a certeza se isso é ou não verdade.

ELE-Fazer amor com preservativo é o mesmo que comer um rebuçado com o papel?
ELA- Ai sim! Não sabia que já tinhas comido um rebuçado com papel. Que raio de comparação.

ELE- Se não fizeres sem preservativo eu vou procurar outra mulher.
ELA- Então é porque não gostas realmente de mim, só me queres para sexo! Vai então procurar outra mulher que faça sem preservativo porque se ela o faz contigo provavelmente já o fez com outros ... se morreres eu levo-te flores ao teu funeral...
ELE- Fiz o teste do VIH e deu negativo por isso podemos deixar de o usar.
ELA- Não sei se sabes mas existe uma coisa chamada periodo janela (que pode ir até 6 meses) ou seja o teste pode dar negativo e a pessoa estar infectada! Tens que repetir o teste daqui a alguns meses. Depois nessa altura falamos novamente. Além disso não basta dizer que fez o exame, é preciso mesmo ver o resultado no papel para ter a certeza. "Sou como o São Tomé é ver para crer".


ELE- O preservativo aperta-me e magoa-me.
ELA -OK... Não dá para cortar no tamanho...hehehehehe......então vamos procurar uma marca diferente e experimentar até encontrares uma que te agrade. Há tantas marcas e tipos de preservativo que um deles vai servir direitinho.

ELE- Usar preservativo é coisa de GAYS.
ELA- Homem que é Homem usa preservativo e não está com desculpas esfarrapdas para não usar. Quem é bom na cama faz de qualquer maneira... Quem quer arranja maneira quem não quer arranja desculpas...

ELE- Nunca fiz sexo sem preservativo é só contigo que quero deixar de o usar.
ELA- Isso deve ser a desculpa que usas com as outras. Comigo não funciona. Porquê comigo? Esqueceste que para além do VIH há uma série de doenças que podem ser transmitidas involuntáriamente (p.e. DST, infecções urinárias,...). Eu quero proteger-te de mim mesma por isso sem preservativo não há sexo. Para além disso a pilula naõ é 100% eficaz e eu sinto-me muito mais segura se usarmos protecção.


ELE- Quero uma prova de amor: Fazer sem camisinha.
ELA- Se me amasses não me pedias uma coisa dessas. Amar é proteger aqueles de quem gostamos. O que implica protege-los de nós mesmos.

ELE- Preservativos são caros e tenho vergonha de ir comprar.
ELA1- Não tem mal, eu compro. Quem tem vergonha passa mal...vergonha é roubar, enganar, matar.... e não comprar algo que te protege a saude.
Ou
ELA2- Podes sempre comprar numa maquina automática longe de tua casa.
Ou
ELA 3- Podes ir buscar gratuitamente ao teu centro de saude assim como eu vou buscar a pilula.

ELE- Vá lá bebé só desta vez.... faz-me a vontade.
ELA- Se gostas tanto de bebés assim , pode ser que daqui a nove meses tenha um nos braços a chamar-te papá.


ELE- Sem preservativo não quero.
ELA- Não queres tu mas há quem queira.


ELE- O preservativo incomoda.
ELA- A SIDA incomoda muito mais...imaginas a quantidade de exames dolorosos, de medicamentos e picadas de agulhas que vais ter que levar se te infectares.

ELE -É só desta vez ... é que eu não tenho preservativos.
ELA- NÃO! Se não tens preservativos não há sexo, mas podemos ficar só a fazer miminhos. Ou somos pessoas responsaveis ou então mais vale cada um ir para sua casa.
OU
ELA2- Não tens tu, mas tenho eu aqui na carteira. Mulher prevenida vale por duas.

ELE- Com o preservativo perco a sensibilidade...
ELA- Melhor para mim... assim em vez de uma rapidinha tenho mais tempo para também eu ter prazer.

ELE- Não sei pôr o preservativo...
ELA - Vais pra casa, pegas nos preservativos, trancas-te na casa de banho com revistas de sacanagem e vais treinando sozinho. E tens que treinar bastante para saber como se faz direitinho, até chegar a uma altura em que o rapaz vai se transformar num mestre na arte de plastificar o bingolim: "Nossa, amor, que eficiência!!".
Ou
ELA2- Se não sabes podemos ler as instruções os dois juntos e depois testar.


Para além destas tecnicas de assertividade há uma série de coisas que podem ser feitas para aumentar o uso do preservativo.
Comprar preservativos com sabor, preservativos que brilham no escuro, preservativos com bonequinhos... colocar o preservativo com a boca... a camisinha deve fazer parte do envolvimento erotico e dos preliminares...
Se na hora "H" ele começar a fazer-se de desentendido, abana a bundinha e diz com voz de safada "Coloca logo o preservativo porque estou louca para te papar".
Homem que passa o tempo todo a buzinar no ouvido "Só faço sexo se concordares que vai ser sem camisinha", é o pior tipo de EGOISTA que existe. Homens assim não vale a pena ter ao lado porque são pssoas que não amam ninguem a não ser a eles próprios.

Acima de tudo nunca ceder... uma mulher que cede a não usar preservativo com um homem de certeza que também já cedeu com outros. Mesmo que o parceiro/a jure que é só contigo que não usa, NUNCA te acredites.... é por estas e por outras que o hospital está cheio de adolescentes e jovens infectados ... É que não é só aos outros que estas coisas acontecem...

Um estudo publicado na revista da Deco no início do ano comprova estes testemunhos. Dos três mil portugueses inquiridos, metade diz nunca usar medidas de prevenção contra a SIDA durante as relações sexuais e apenas um em cada seis admite praticar sempre sexo protegido.
Dos inquiridos que já utilizaram o preservativo, 40 por cento diz que é difícil encontrar parceiro que queira praticar sexo seguro e a mesma percentagem teme que o seu parceiro não tenha prazer com a "camisinha".

Usar preservativo numa relação é um dever de cidadania responsável, que demonstra o respeito por si próprio e pela outra pessoa.
Valerá uma vida de sofrimento por causa de uma rapidinha?
MAIS VALE PERDER UM NAMORADO DO QUE PERDER A VIDA....
NAMORADOS HÁ MUITOS... VIDA HÁ SÓ UMA...

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Mestra
Tens toda a razão. O problema não é falta de informação é falta de assertividade.
O estudo da DECO faz-nos ver o porquê de sermos dos países da Europa com maior numero de novas infecções. Até nas classes socialmente mais favorecidas (os nossos VIPs)a invasão da epidemia é uma realidade.
Fica bem e boa viagem

Anónimo disse...

Desculpa mas não percebi como funciona o sistema de registo do blog. A ultima mensagem é minha.
Beijo Tozinho