sábado, abril 23, 2005

Testemunhos de VIH /SIDA

Porque o meu blog fala de AMOR e amar significa proteger a pessoa que se ama:

“Fui infectada através de uma relação sexual, tinha 15 anos. Foi o meu primeiro amor, uma entrega total. O meu namorado era mais velho, tinha 28 anos. Eu era uma jovem que sonhava casar e dedicar-me totalmente à pessoa que amava. Dediquei-me imenso a ele, adorava-o, era tudo para mim! Eu era respeitada por ser a namorada do Tiago, era acarinhada por todos. Com 15 anos pensava tal qual uma menina dessa idade. Basta um homem olhar para nós e dar-nos carinho, para nos sentirmos as mulheres mais felizes do mundo. Nunca pensei em me proteger, não pensei em absolutamente nada.
(…) Hoje tenho 25 anos e quando digo a alguém que sou seropositiva há 10 anos, as pessoas não acreditam. Com esse bom aspecto?! Ainda tem aquela imagem da SIDA associada a uma pessoa débil, magra, e eu tenho 85 kg! (…) Apenas olhando para mim, ninguém acredita (…)”


Escolhi este pequeno excerto do Livro Testemunhos de VIH/SIDA (p.15) porque acredito que esta história de vida espelha alguns pontos interessantes sobre os quais vale a pena reflectir.
--Uma pessoa pode ser infectada em qualquer idade. Curiosamente os números de VIH têm vindo ao aumentar nas pessoas mais velhas, porque estas acreditam que o VIH é uma doença dos jovens.
--A SIDA não é uma doença de Toxicodependentes, Homossexuais e Prostitutas, é uma doença de todos e todos nós somos potenciais portadores. Não existem grupos de risco, existem sim, comportamentos de risco.
--Por amor tendemos a sentirmo-nos imortais, ficamos como que entorpecidos psicologicamente e tendemos a esquecermo-nos das precauções.
--A pílula pode evitar uma gravidez indesejada mas não previne contra a infecção pelo VIH.
--Só o preservativo protege contra o VIH mas tem que ser utilizado sempre.
--Por muito bom aspecto que a pessoa tenha, olhando para uma pessoa não se consegue descobrir se ela tem VIH ou não. A solução é fazer um teste nos CAD(s) que existem espalhados pelo nosso país.
--A SIDA não tem cura mas hoje em dia é possível prolongar com qualidade de vida a existência da pessoa infectada.

Como profissional de Saúde já contactei com muitas pessoas infectadas conheci muitas histórias de vida parecidas, vi muito sofrimento…Enquanto não aparece uma cura para a SIDA a única forma de a combater continua a ser a PREVENÇÃO.

Delirio da Loirinha

6 comentários:

Daniel Aladiah disse...

Querida Loirinha
Belo testemunho, bela.
Um beijo
Daniel

P.S. Sou eu...

J.G. disse...

todos alertas são poucos... tanto mais que as campanhas encontram ouvidos de mercador

indirectas disse...

Loirinha o teublog esta magnifico parabens,e obrigado por este post cada vez mais verdadeiro o ass da sida.

Teresinha disse...

Ola loirinha**********
Um testemunho muito bem escolhido.
é incrivel como as pessoas sabendo disso continuam sem se proteger... =(
beijos********

Anónimo disse...

É O MEU TESTEMUNHO..... AINDA BEM QUE SERVIU PARA ALGUMA COISA

Anónimo disse...

E JÁ LA VÃO 23 ANOS :)